quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bolsas de Ensino Médio no exterior

Para os alunos que logo vão encarar o Ensino Médio mas não sabem ainda para onde vão, é uma boa oportunidade entrar em um concurso que dê bolsas de estudos no exterior. Além de fazer o currículo normal do Ensino Médio, há a chance de aprender ou aperfeiçoar uma nova língua sem gastar tempo e dinheiro com cursos, e todos nós sabemos que no mundo globalizado de hoje ser poliglota ou mesmo bilíngue já é meio caminho andado em direção a uma boa posição profissional e um bom salário. Mas claro, para viver em um país estrangeiro tem que estar disposto a praticar um idioma desde o café da manhã até o noticiário das nove. Seria uma aula de conversação em tempo integral.
Também pode ser uma boa para quem já começou o Ensino Médio; um ou dois anos no exterior, e de volta aqui para terminar o 2º grau ou fazer um curso técnico subsequente antes de fazer o ENEM. Porque não?
Dois sites de empresas que fornecem bolsas para o Ensino Médio no exterior estão logo abaixo:

http://www.afsbolsas.org.br/site/seja-um-bolsista

http://www.uwc.org/

Eu, pessoalmente, acho mais fácil para quem nunca teve contato com uma língua estrangeira ir para um país de língua latina, como a nossa hermana Argentina, do que para um de língua e alfabeto mais complexos, como a China ou a Hungria. É mais fácil se comunicar em portunhol até ter um espanhol fluente do que tropeçar em um japonês ou alemão desconexo. Mas enfim, isso fica pela conta de cada um.
Boa sorte nas seleções e nos estudos lá fora!

Nenhum comentário: