sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Aprender idiomas na internet

O sonho de muitos estudantes (inclusive o meu) é ser poliglota um dia. Mesmo que os cursos de inglês e de espanhol estejam hoje muito mais acessíveis que no passado, ainda pode ser difícil (principalmente para alunos de cidades menores ou com menos recursos) aprender idiomas menos disseminados; a internet pode ajudar muito nessas horas. Além disso, é sempre bom ter uma ferramenta a mais para estudar, mesmo que o aluno já tenha a ajuda de um professor.
É incrível a quantidade de sites grátis que podem fazer a diferença para aprender uma língua estrangeira. Vou aproveitar e mostrar aqui pra vocês algumas coisas 1ue eu descobri nas minhas pesquisas e que amigos me recomendaram.

O Duolingo é muito maneiro:
http://www.duolingo.com/
Esse site oferece jogos e atividades para o aprendizado de Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão, tudo de graça! :D Já me cadastrei e estou gostando muito, é bem prático e ajuda mesmo.

Chats são bem legais pra treinar e conversar com nativos é ótimo, então sites como esses também são uma boa:
http://www.french-chat.com/ -> Um chat para estudantes de Francês.
http://www.interpals.net/ -> Uma rede social para pessoas do mundo todo que aprendem idiomas.
http://www.palabea.com/pt -> Outra rede social que ajuda muito quem quer treinar pronúncia e compreensão, mas é mais legal pra quem já tem alguma basezinha pra manter conversações básicas. As videoconferências e bate-papos são bem maneiros.
http://www.voxopop.com/ -> O Voxopop tem grupos de discussão em vários idiomas. Dá pra treinar a escrita, a leitura e até a conversação em grupos de vídeo.

http://www.italki.com/how-it-works -> Quem curte a ajuda de um professor precisa conhecer o Italki. Além dos chats e exercícios, ainda dá pra pedir pros professores online do site corrigirem textos e a pronúncia.

http://www.livemocha.com/aprenda-ingles -> Pra quem está a fim de treinar o inglês, as atividades do Livemocha são grátis e o site é bem organizado, dá pra aproveitar bem o que eles oferecem.

http://pt.babbel.com/ -> O Babel, como o próprio nome diz, tem uma variedade enorme de idiomas disponíveis. Eu já usei, é muito legal pra quem tá querendo começar, mas não sabe ainda por onde.

Já falei desses site aqui antes, mas é sempre bom relembrar:
Busuu - Um pouco parecido com o Duolingo, mas com um método de ensino bem diferente. http://www.busuu.com/pt/
Reflets - De novo, um site para estudantes de Francês. As videoaulas são excelentes para iniciantes e alunos intermediários.

Enfim, cada aluno tem uma necessidade própria, mas uma coisa é absolutamente indispensável: DISCIPLINA. A prática é a parte mais importante de qualquer aprendizado, mas todos sabem que aluno que não pratica idioma simplesmente não aprende ou acaba falando com um sotaque terrível. Todos os professores recomendam que os alunos pratiquem em seus momentos de lazer, ouvindo músicas ou assistindo filmes legendados. Depois de um tempo, estudar acaba virando um lazer. :)

Nenhum comentário: