segunda-feira, 26 de maio de 2014

ENEM - Pt. I

                Já fez a inscrição no ENEM? Ótimo. Então, vamos estudar!
Os alunos geralmente tremem de medo do ENEM. Ele é visto como um bicho papão, um monstro criado pelo INEP para trazer desespero e fracasso aos estudantes brasileiros. Na verdade, ele é só uma etapa a ser vencida e não é difícil ir bem, se o aluno tiver determinação e deixar de lado aquele papo fiado de “não consigo estudar em casa” e “nunca vou conseguir passar, por mais que estude”. Consegue sim, vai por mim, e não precisa ser um nerd antissocial pra conseguir aquela vaga tão sonhada na universidade.
                Claro, não dá pra se tornar disciplinado por mágica se você nunca teve o hábito de estudar... Mas isso não é um problema impossível de resolver. Um método que eu acho interessante (e funciona comigo) é recorrer às videoaulas naqueles dias em que se está mais preguiçoso ou quando o estudante está começando a tentar estudar em casa; elas têm uma capacidade incrível de fazer a matéria ficar mais interessante, dinâmica e fácil de aprender! Há vários canais gratuitos na internet. Eu gosto muito dos vídeos da Khan Academy em Português, mas como cada um tem seu estilo, vale também a pena procurar o Descomplica (que tem uns aulões bem completos e úteis), o Me Salva! e o Mande Bem no ENEM. Cuidado! Muitos desses canais oferecem aulas gratuitas, mas também têm serviços pagos. Não recomendo que vocês paguem nada, já que o material disponibilizado 0800 no YouTube já é bom o suficiente.

                Outra dica pros ex-preguiçosos que estão querendo tomar jeito e tirar o ENEM de letra é montar um cantinho legal pra estudar. Pode ser de frente pra TV onde você assiste as videoaulas, na mesa, no sofá, não importa, contanto que seja um lugar tranquilo, onde ninguém te interrompa e você possa ter acesso fácil a todo o material que você precisa pra estudar. Gosto de estudar sempre no mesmo lugar, essa rotina condiciona o cérebro a pensar “ok, estamos na mesa, mesa é lugar de estudar, esquece o facebook e vamos rever a matéria”. Também vale a pena bater um papo com quem mora contigo pra explicar que agora o vestibular é a sua prioridade e você precisa de sossego para manter o foco. Eles vão entender.

P.S.: Quem souber inglês, for fazer o SAT (quem não sabe do que estou falando, veja esse link ) e quiser treinar mais, o canal da Khan Academy em inglês é excelente.

Nenhum comentário: