sábado, 14 de janeiro de 2012

Colecionar insetos

Essa é uma boa para quem mora no interior.
Já pensou em colecionar insetos? Ser um entomologista amador é ótimo para quem quer aprender mais sobre biologia, afinal de contas, muitas vezes os insetos são os principais responsáveis pelo equilíbrio de um ecossistema. Além disso, é um ótimo hobby!
Só não é muito legal sair matando insetos por aí. Você corre o risco de matar uma espécie protegida pelo IBAMA e ainda por cima trazer problemas para o ecossistema da sua região, então, vai com calma, ok? Eu mesma só guardo os que encontro mortos ou quase mortos.
Conservar os espécimes não é tarefa muito difícil. Basta mantê-los imersos em solução de álcool 70% (trocando o álcool sempre que necessário) ou então alfinetá-los (use cortiça, isopor ou espuma para prender os alfinetes) dentro de uma caixa com naftalina e sílica, desde que esta seja muito bem vedada. Para mariposas, borboletas, libélulas e outros insetos alados, recomenda-se a segunda opção, pois o álcool prejudica as asas.
Mais dicas sobre conservação de insetos podem ser encontradas na internet. Para quem puder, vale a pena comprar alfinetes entomológicos, são muito mais finos e compridos que os convencionais. Quem não conseguir (como eu), as agulhas de costura quebram o galho.
Prepare suas pinças, ataque todas as agulhas da caixa de costura da sua casa, e boa sorte!

Um comentário:

Eduardo Poloni disse...

Olá, gostei do seu texto e gostaria de dar mais uma dica que usar agulhas de acupuntura ela são bem finas e não enferrujam. Boa Sorte com sua coleção