segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Estude por conta própria!

Se você é daqueles que todo ano promete que vai estudar mais, tenha certeza, você não está sozinho. Entretanto, ter disciplina em meio a atrativos como a internet e a televisão é muito difícil. Mas podemos vencer as tentações se montarmos um sistema de estudo e o mantivermos com ORGANIZAÇÃO! Com foco, método e planejamento, é possível até mesmo aprender um novo idioma em casa (chega de desculpas como falta de tempo ou de dinheiro). Vou postar aqui algumas dicas que achei na net e me pareceram eficazes:

1º - Organize o seu tempo. Não adianta prometer que vai estudar mais e ficar "empurrando com a barriga" a hora de pegar nos livros. Monte sua própria rotina de estudos, e tente estudar sempre no mesmo horário, isso vai ajudar o seu cérebro. Fazer planilhas é bom, você pode baixar algum modelo na internet ou montar a sua própria.

2º - Descanse. Quem estuda demais acaba explodindo mais cedo ou mais tarde (sei disso por experiência própria). Separe de 10 a 15 minutos para cada hora de estudo; faça um lanche, leia um livro, brinque com o cachorro/gato, faça origami, qualquer coisa; contanto que não tire o foco!

3º - Mantenha um local para o estudo. Uma mesa bem iluminada e organizada em local silencioso é perfeito! A organização do espaço físico contribui muito para a organização mental. A propósito, o silêncio também é essencial para manter a concentração. Acostume-se a estudar sempre nesse mesmo lugar, isso ajuda o cérebro a reter informações.

Dizem que ouvir música clássica é bom para estudar, mas eu nunca vi nenhuma declaração definitiva a respeito e pessoalmente não me sinto mais concentrada quando ouço Mozart ou qualquer outro compositor, embora isso realmente possa contribuir para a cultura musical do estudante... Enfim, comigo não funciona, mas vi relatos de algumas pessoas que experimentaram e recomendam. Fica a seu critério.

4º - Anote e faça resumos. No futuro, ler suas conclusões e dúvidas pode contribuir para que se aprofunde no assunto. Além disso, está comprovado que quando escrevemos resumos a matéria é memorizada pelo cérebro mais rapidamente.
Achei na internet um bom método de anotações, que facilita a organização das ideias. Confira:
Vou colocá-lo em prática esse ano. Comprei um caderno só para anotações e resumos!

5º - Faça revisões! Reserve um tempo no seu sábado para recapitular tudo o que você estudou durante a semana. Isso incentiva a memorização e a compreensão de tudo o que foi estudado.

6º - Aprenda no seu tempo livre. Leia livros interessantes sobre o assunto que você está estudando, assista filmes e documentários, leia jornais e revistas, ouça músicas no idioma que você estuda e veja suas letras e traduções. Acredite, isso dá certo.

7º - Se estiver enfrentando alguma matéria mais complicada, fazer mapas, esquemas e gráficos pode ajudar a compreendê-la melhor.

8º - Memorizamos informações quando lemos, ouvimos, escrevemos e falamos. Que tal ler um texto sobre a matéria em voz alta e depois escrever um resumo? Você vai se lembrar de tudo muito melhor.

9º - Se estiver com dificuldade para entender alguma matéria específica, relaxe, esvazie a mente, e passe para temas que você domina melhor. Se ainda assim isso não funcionar, peça ajuda! Professores e fóruns online existem para isso.

Bem, pessoal, qualquer sugestão, é só comentar. Boa sorte para todos, e bons estudos! Vamos arrasar este ano! E que venham as provas!

Nenhum comentário: